Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2012 - 09h33

Japão divulga vídeo de reuniões durante vazamento em Fukushima

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO

A Tokyo Electric Power (TEPCO), proprietária da usina nuclear de Fukushima, divulgou nesta segunda-feira imagens das reuniões realizadas entre seus responsáveis e membros do governo durante o vazamento provocado pelo terremoto e tsunami de março de 2011.

Parte dessas imagens divulgadas pela imprensa japonesa também inclui vídeos da visita do então primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, à usina um dia após o tremor.

Embora esse vídeo não tenha som, é possível ver Kan falar durante mais de dez minutos com os responsáveis da planta, aos quais supostamente repreendeu, e gesticular com dureza em diversas ocasiões.

Os meios de comunicação que obtiveram permissão também puderam acessar cortes de áudio que correspondem a comunicações entre o quartel de emergência instalado na planta e a sede da central elétrica em Tóquio.

Em um destes áudios, gravado logo depois da explosão de hidrogênio que atingiu o edifício do reator 3 no dia 14 de março de 2011, os empregados da TEPCO exclamam "A situação é séria!" e "As pessoas nas instalações deveriam evacuar!".

A TEPCO havia se mostrado reticente até agora em divulgar o material em questão e argumentava que sua difusão poderia representar uma violação da privacidade das pessoas envolvidas.

Até setembro, a empresa permitirá à imprensa acessar 150 horas de vídeo e áudio gravados entre os dias 11 e 15 de março de 2011, embora só tenha autorizado a exibição pública de um clipe de 90 minutos elaborado por seus responsáveis, algo que foi duramente criticado pelos meios de comunicação.

O acidente na usina de Fukushima, o pior desde o de Chernobyl em 1986, mantém deslocadas mais de 52 mil pessoas e afetou gravemente à agricultura, à pecuária e à pesca local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página