Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2012 - 20h10

Reino Unido diz que está "decidido" a extraditar Assange

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM QUITO

O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira que está "decidido" a extraditar Julian Assange para a Suécia, onde o jornalista é procurado pela justiça por acusações de agressão sexual e estupro, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. Na quinta feira, o Equador deve se pronunciar sobre o pedido de asilo político do fundador do WikiLeaks.

"A Grã-Bretanha tem uma obrigação legal de extraditar Assange para a Suécia para que ele responda às acusações de agressão sexual e estamos decididos a cumprir essa obrigação", disse o porta-voz.

Nesta quinta, o Equador anunciará às 7h locais (9h de Brasília) sua decisão sobre o pedido de asilo.

"Tomamos uma decisão sobre o caso Assange e ela será comunicada amanhã (quinta), às 7h neste mesmo local", disse Patiño na sede da Chancelaria em Quito.

TENSÃO

Patiño também comentou o posicionamento britânico "Hoje nós recebemos uma ameaça do Reino Unido, uma ameaça clara e por escrito, de que eles poderiam invadir nossa embaixada em Londres se o Equador se recusar a entregar Julian Assange", disse o chanceler.

"A posição que o Reino-Unido assumiu é inadmissível, tanto do ponto de vista político como do jurídico", afirmou o Patiño ao destacar que "a entrada não autorizada na embaixada do Equador (em Londres) seria uma violação flagrante da Convenção de Viena".

Assange, 41, se refugiou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho passado, para evitar sua extradição à Suécia.

O australiano afirma que a Suécia planeja entregá-lo aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem após divulgar em seu site despachos confidenciais do departamento de Estado, incluindo documentos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página