Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2012 - 17h34

Com vaias e gritos, partidários de Ron Paul atrapalham indicação de Romney

Publicidade

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A TAMPA

Simpatizantes do deputado libertário Ron Paul atrapalharam com gritos e vaias a oficialização de Mitt Romney como candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA.

Furacão gera celebração contida entre republicanos; ouça
Convenção Republicana deve escolher Romney como adversário de Obama

Quando o presidente do partido, Reince Priebus, lia as regras e tentava abrir oficialmente a sessão, representantes partidários simpáticos a Paul -- o único pré-candidato derrotado nas primárias que não quis transferir seus votos a Romney -- começaram a gritar no nome do deputado e pedir a suspensão da sessão.

Em contrapartida, apoiadores de Romney passaram a gritar "USA" (EUA).

Os eleitores de Paul consideram os procedimentos uma violação do sistema e pedem votação aberta em plenária, com seu candidato como opção.

Priebus iniciou a sessão de votação assim mesmo, sob vaias, e chamou ao palco o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner. Boehner entrou sob aplausos, mas ao começar a falar das regras passou a ser vaiado pelos pró-Paul.

No complexo sistema eleitoral americano, os delegados partidários são as pessoas que realmente endossam o candidato do partido. Cada um dos Estados e territórios americanos tem direito a um número de delegados correspondente a seu peso eleitoral no país. Eles podem votar em lote no nome que venceu as eleições primárias em seu Estado ou serem distribuídos percentualmente conforme os resultados das urnas.

Os pré-candidatos derrotados costumam desistir e transferir seus votos.

Isso aconteceu neste ano com todos os adversários de Romney, exceto com Paul, um político libertário (defensor do Estado mínimo e das liberdades pessoais máximas) especialmente popular entre os jovens.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página