Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2012 - 10h47

Dois soldados da Otan morrem após queda de helicóptero no Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

Dois soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), que fazem parte da missão da Otan no Afeganistão, morreram nesta quarta-feira ao cair do helicóptero no qual viajavam no leste do país, informou a organização militar através de comunicado.

A Isaf apontou que a causa do acidente está sob "investigação" e, como é habitual, acrescentou que as autoridades do país ou países dos militares mortos é que divulgarão suas identidades.

Pouco após a divulgação da notícia, um porta-voz do grupo armado Taleban afirmou através do Twitter que seus milicianos tinham derrubado um "helicóptero Chinook" dos Estados Unidos e outro helicóptero de combate, em cerca de uma hora, na província de Logar.

"Morreram 21 invasores, de acordo com nossa informação inicial. Um avião não tripulado atacou e matou dois mujahedins (combatentes)", afirmou o porta-voz das ações insurgentes Abdulqahar Balkhi.

Normalmente os talebans aumentam o alcance de suas próprias ações contra tropas internacionais e o Exército afegão e reivindicam incidentes que inclusive não foram causados por eles.

As autoridades do país, contudo, confirmaram que Logar foi palco de intensas operações nos últimos dias. Segundo porta-voz provincial Din Muhamad Darwish, 33 rebeldes foram mortos e outros 27 detidos.

Os talebans lutam pela retirada imediata das tropas estrangeiras que estão no Afeganistão, além da queda do atual governo do presidente Hamid Karzai, buscando implantar um regime fundamentalista islâmico no país asiático.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página