Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2012 - 14h56

Merkel busca acordo para manter Grécia na zona do euro, diz revista

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou à conclusão de que não se pode permitir que a Grécia deixe a zona do euro e está preparada para conceder a Atenas mais flexibilidade para seus pagamentos de resgate, publicou a revista alemã "Der Spiegel", neste sábado.

A Grécia teve pouco progresso nas reformas da economia que prometeu aos credores internacionais em troca de mais dinheiro.

Porém, Merkel vê a necessidade de evitar um terceiro programa de ajuda para Atenas, dada a dificuldade de aprovação no parlamento alemão, em meio à crescente exaustão do resgate, afirmou a publicação, sem citar fontes.

Ela citou a chanceler dizendo a seu círculo interno: "Precisamos encontrar uma solução".

Isso envolveria reorganizar o atual pacote de ajuda, por exemplo, com o aumento das parcelas futuras, em troca de reduzir outras, acrescentou.

A "troika" --grupo de credores formado pela UE, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE)-- provavelmente não tomará uma decisão sobre o futuro do país até novembro, uma vez que seu relatório vai demorar mais que o esperado para ser entregue, afirmou a revista, citando fontes diplomáticas.

Os credores da UE, do BCE e do FMI vão voltar à Grécia no início de setembro, para revisar o progresso nas reformas e decidir potenciais ajustes no acordo de resgate, e deve levar algumas semanas até que seu relatório esteja pronto, disse um executivo da UE no mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página