Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2012 - 00h05

Líderes do Apec finalizam comunicado final da cúpula sem grandes acordos

Publicidade

DA EFE

Os líderes do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) finalizam neste domingo o comunicado final de sua 20ª cúpula, realizada na cidade russa de Vladivostok.

No segundo dia, segundo a imprensa russa, os dirigentes das economias mais dinâmicas do planeta fecharão o fórum sem grandes acordos, mas com o compromisso de promover o livre-comércio e combater o protecionismo para impulsionar o crescimento econômico.

Entre outras coisas, o comunicado final fará votos para promover a demanda interna a fim de resistir à queda das exportações devido à crise na zona do euro, como propôs o presidente da China, Hu Jintao.

O único acordo significativo será, previsivelmente, a aprovação da primeira lista de produtos ecológicos que serão submetidos a algumas tarifas abaixo de 5% a partir de 2015.

Ao abrir no sábado a cúpula, o anfitrião, o presidente russo, Vladimir Putin, cujo país ingressou recentemente na OMC, pediu às economias da região para "construir pontes, não muros" para superar a crise econômica mundial.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, apoiou essa postura ao requerer aos países da região a se somar à iniciativa americana do Acordo de Associação Transpacífica (TPP).

Durante esta cúpula são esperados avanços nas negociações do TPP, mas a ausência por motivos eleitorais do presidente americano, Barack Obama, adiou qualquer tipo de acordo.

Nove países se somaram há muito tempo à iniciativa, entre eles Chile e Peru, enquanto México e Canadá foram incluídos nas negociações recentemente, e o Japão também mostrou certo interesse.

Hu pediu a todos os países do Apec para contribuírem para a paz no meio da escalada de tensão na Ásia, devido a litígios territoriais entre China, Japão, Vietnã e Coreia do Sul, entre outros países.

O Apec, que representa a metade do PIB e das exportações do mundo, é integrado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página