Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2012 - 09h34

Confronto entre tribos rivais deixa 38 mortos no Quênia

Publicidade

DA REUTERS, EM NAIRÓBI

Pelo menos 38 pessoas morreram, oito ficaram feridas e 167 casas foram queimadas em um confronto entre tribos rivais na região do delta do rio Tana, no litoral do Quênia nesta segunda-feira.

De acordo com a Cruz Vermelha, membros das tribos rivais Pokomo e Orma se enfrentaram em uma nova ação, no mais recente ataque por vingança numa disputa entre as comunidades por terra e água.

A entidade informou que, entre os mortos desta segunda, estavam nove oficiais de polícia, 16 homens civis, oito crianças e cinco mulheres.

O novo caso violência acontece após rebeliões letais em Mombasa, o principal porto do Quênia, após o assassinato de um clérigo muçulmano radical. Devido aos confrontos, mais de cem pessoas morreram nas últimas três semanas.

Os dois eventos não estavam relacionados, mas expuseram profundas divisões sociais, políticas e sectária que podem levar a mais violência antes das eleições presidenciais no ano que vem.

Esforços de autoridades do alto escalão do governo --dentre elas o primeiro-ministro Raila Odinga, que visitou a região depois de um dos recentes ataques-- fracassaram em tentar dispersar as tensões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página