Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2012 - 06h16

Coreia do Sul fará terceira tentativa de lançar foguete no final de outubro

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

A Coreia do Sul realizará entre os dias 26 e 31 de outubro uma nova tentativa de lançar ao espaço seu foguete Naro (KSLV-1), após dois lançamentos fracassados em 2009 e 2010, confirmou nesta terça-feira o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia em Seul.

O Naro é o primeiro foguete espacial desenvolvido pela Coreia do Sul conjuntamente com a Rússia, encarregada de fabricar o propulsor da primeira etapa de lançamento, enquanto a segunda etapa, alimentada por combustível sólido e que abriga um pequeno satélite, é de fabricação sul-coreana.

O primeiro lançamento do Naro-1, em agosto de 2009, foi considerado pelos analistas "um êxito pela metade" já que, embora o foguete tenha atingido a órbita desejada, um defeito nos mecanismos de abertura impediu a liberação adequada do satélite.

Na segunda tentativa de junho de 2010, o foguete sul-coreano explodiu aproximadamente dois minutos depois de decolar, um fracasso que mais tarde se atribuiu a problemas no sistema elétrico do projétil e que representou um sério revés para o programa espacial do país asiático.

Se conseguir lançar com sucesso o Naro nesta ocasião, a Coreia do Sul planeja iniciar o desenvolvimento de um foguete espacial de fabricação 100% nacional, o KSLV-2, mediante um programa espacial de três períodos que compreende o desenvolvimento de dois motores de impulsão até 2018.

A Coreia do Sul se impôs o objetivo de transformar-se na décima potência espacial do mundo ao unir-se ao seleto clube no qual figuram outros países asiáticos como China, Japão e Índia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página