Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2012 - 20h07

Palestino ataca Romney por crítica flagrada em câmera escondida

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O negociador palestino, Saeb Erakat, afirmou nesta terça-feira em entrevista à agência de notícias France Presse que considera "inaceitáveis" as declarações feitas pelo candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, acerca do fracasso no processo de paz no Oriente Médio.

"Consideramos essas declarações absolutamente inaceitáveis", disse Erakat. "Ninguém tem mais interesse na paz do que os palestinos porque a paz para o povo palestino e para os dirigentes palestinos significa liberdade e independência da ocupação israelense."

Novo vídeo mostra crítica de Romney a palestinos
Romney critica eleitores democratas em vídeo

Um vídeo publicado hoje pelo site da publicação americana de esquerda Mother Jones mostra Romney respondendo a uma questão sobre o "problema palestino", durante um evento de arrecadação de fundos em Boca Raton (Flórida). O vídeo é datado do dia 17 de maio, portanto anterior à confirmação dele como candidato do Partido Republicano à Presidência.

Na gravação, Romney diz acreditar que a paz com Israel "não interessa" aos palestinos, a quem acusa de estarem "comprometidos" com a destruição do Estado judaico. "Eu entendo que os palestinos não querem a paz de maneira alguma. Por razões políticas, [eles estão] comprometidos com a destruição e a eliminação de Israel", disse o então pré-candidato.

Veja vídeo

Se fosse presidente, acrescenta Romney, o que faria a respeito da relação entre palestinos e israelenses é "fazer com que as coisas continuem da melhor maneira possível". "Pode se esperar um certo grau de estabilidade, mas também temos que reconhecer que isso continuará a ser um problema sem resposta", continua, acrescentando que é melhor administrar a situação "esperando (...) que algo ocorra e resolva [a questão]".

Esse vídeo e um outro, divulgado ontem, foram feitos por meio de uma câmera escondida, e somente o candidato é visível. A voz do orador é bastante semelhante a do candidato republicano. A campanha de Romney não contestou a autenticidade das duas produções.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página