Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 09h02

EUA começam votação antecipada para presidente

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Ainda faltam sete semanas para as eleições presidenciais nos EUA --em 6 de novembro--, mas a votação presencial antecipada começa em dois Estados na sexta-feira, mesmo enquanto democratas e republicanos disputam na Justiça sobre os controversos planos para limitar o voto antes do dia da eleição.

Idaho e Dakota do Sul são os primeiros Estados a começar a votação antecipada presencial na sexta-feira, embora a Carolina do Norte já esteja aceitando cédulas pelo Correio desde 6 de setembro.

Até o final de setembro, 30 Estados terão começado a votação presencial ou votação à distância (de pessoas que não comparecerão à sua seção eleitoral no dia da eleição), e, por fim, todos os Estados irão começar a registrar seus votos por essas modalidades.

Grande parte do foco do período da votação antecipada será sobre os Estados politicamente divididos de Ohio e Flórida, que podem ser cruciais para decidir a disputa entre o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, e o republicano Mitt Romney.

Os Estados também têm sido palco de batalhas judiciais em que os democratas alegam que leis propostas por republicanos tentam limitar os períodos de eleições antecipadas, a fim de conter o comparecimento às urnas da classe trabalhadora e de eleitores provenientes de minorias.

Tais eleitores representam uma grande porcentagem de pessoas que votam antes do dia da eleição, e eles tendem a apoiar os democratas.

O voto à distância, popular entre os eleitores militares, tende a favorecer os republicanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página