Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2012 - 13h14

Irã acusa AIEA de passar a Israel informação sobre seu programa nuclear

Publicidade

DA EFE

O Irã acusou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, de passar informação confidencial sobre o programa nuclear iraniano a Israel, inimigo declarado da República Islâmica, informou neste domingo a agência oficial de notícias Irna.

"A AIEA está obrigada a proteger a informação das atividades nucleares de seus membros e não cumpriu sua responsabilidade neste sentido em relação ao Irã, pois transferiu informação nuclear aos inimigos do país", disse à agência o deputado Yavad Yahanguirzade.

Membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa e da Junta Diretiva do Parlamento, Yahanguirzade acusou Amano de fazer "várias viagens a Tel Aviv" para "perguntar o ponto de vista" dos funcionários israelenses sobre as atividades nucleares do Irã.

Em sua opinião, isso demonstra que "o regime sionista (Israel) e outros países hostis à República Islâmica têm acesso à informação nuclear do Irã", o que vai contra as normas da AIEA.

"Se a conduta da AIEA fizer com que o Irã corte sua relação com essa agência internacional, toda a responsabilidade será do diretor-geral", concluiu Yahanguirzade.

Por outro lado, o chefe da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaedin Boruyerdi, acusou a multinacional alemã Siemens de ter colocado explosivos em uma peça para sabotar instalações nucleares do Irã.

Segundo informou neste domingo a rádio oficial iraniana, Boruyerdi declarou que "essa bomba devia explodir e sabotar todo um sistema, mas o complô foi neutralizado devido à vigilância dos especialistas iranianos".

Na sexta-feira passada, o embaixador do Irã na AIEA, Ali-Asghar Sultaniyé, acusou de "décadas de indiferença" o Conselho de Segurança da ONU perante o programa nuclear de Israel, destinado à fabricação de armas atômicas.

De acordo com organismos internacionais de estudos estratégicos, Israel, que não é signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e não está submetido a inspeções internacionais, desenvolveu seu programa atômico com ajuda da França e com a aquiescência dos Estados Unidos e tem entre 200 e 500 bombas nucleares.

O Irã foi acusado por diversos países, entre eles Israel, de tentar fabricar bombas atômicas dentro de seu programa nuclear, o que Teerã negou e assegurou que suas atividades neste campo são exclusivamente civis e pacíficas.

Israel e EUA ameaçaram atacar o Irã se o país não freasse seu programa nuclear, ao que Teerã respondeu que não interromperá suas atividades atômicas pacíficas e que, caso seja agredido, dará uma resposta arrasadora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página