Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2012 - 06h15

Venezuelanos usam sistema automatizado para votar

Publicidade

DA AFP, EM CARACAS

Os venezuelanos vão votar neste domingo por meio de um sistema totalmente automatizado, "blindado" e "aprovado", de acordo com as autoridades, para as eleições em que o presidente Hugo Chávez vai tentar sua reeleição frente ao rival Henrique Capriles.

A votação do próximo presidente da Venezuela vai se realizar nos mais de 13.800 centros de votação, entre as 6h (7h em Brasília) e 18h locais.

A opção selecionada pelo eleitor vai ser validada com um aviso luminoso no boleto eletrônico e com a foto do candidato na tela da máquina de votação.

Após verificar essas etapas, o eleitor deverá pressionar o botão "votar" na máquina e esperar um comprovante impresso, que deverá depositar numa urna reserva para uma auditoria posterior.

Estima-se que cada eleitor demore cerca de um minuto para exercer seu direito, ainda que a legislação eleitoral preveja um tempo máximo de 6 minutos para a emissão do voto.

Antes da votação, o chamado SAI (Sistema de Autenticação Integrado) deve registrar a impressão digital do eleitor para confirmar sua identidade e evitar fraudes.

Os votos de cada máquina serão transferidos de forma encriptada até um escritório de totalização do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) em Caracas, por meio de uma rede segura de internet, fornecida pela estatal CANTV.

Os representantes técnicos das campanhas de Chávez e Capriles auditoram as características fundamentais do programa contido nas máquinas de votação, bem como a tinta usada para a identificação digital e outros aspectos da operação. Não foram registradas denúncias de nenhuma falha significativa do processo eleitoral.

Esta semana, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, reiterou que o sistema eleitoral venezuelano "está blindado porque cada uma de suas fases foi aprovada".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página