Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 11h27

ONU pede à União Europeia que abandone os biocombustíveis

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O relator das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Olivier De Schutter, pediu à UE (União Europeia) que abandone os biocombustíveis, já que sua produção compete com a que se destina à alimentação.

"A UE não apenas deve revisar em baixa seus objetivos de incorporação dos biocombustíveis como está por fazer, [como também] deve ter a coragem política de abandoná-los. Os Estados Unidos deveriam fazer a mesma coisa", afirmou em declarações nesta quarta-feira.

"É perigoso, em uma situação em que os estoques mundiais de grãos também são baixos, fixar objetivos igualmente inatingíveis", afirmou.

Em 2008, a UE, que apresentará nesta quarta-feira em Bruxelas seus novos objetivos, considerados inalcançáveis, fixou como meta que as energias renováveis representem, antes de 2020, 10% do consumo da energia do setor do transporte. Esse setor já equivale a 4,5%.

"A produção de agrocombustíveis se baseia em importantes colheitas para a exportação, que poucas vezes beneficiam o pequeno agricultor, já que está nas mãos das agroindústrias. O impacto na redução da pobreza rural é irrelevante", explicou.

Segundo Schutter, na maioria dos casos, as grandes empresas que desenvolvem tais colheitas descuidam do desenvolvimento de infraestruturas e "geralmente não cumprem com as promessas de eletrificação", afirmou ainda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página