Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 10h23

Sandy cancela novos voos entre Brasil e EUA nesta quarta-feira

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ao menos mais seis voos foram cancelados entre Brasil e Estados Unidos nesta quarta-feira, devido às más condições de voo causadas pela passagem da tempestade Sandy na costa leste americana. As viagens canceladas se somam às 18 mil já afetadas desde domingo, de acordo com as contas da agência de notícias Associated Press.

Cientistas preparam todo ano lista de nomes de furacões
Saiba mais sobre a escala de classificação de furacões
Envie relato e foto de passagem de furacão pelos EUA

Só na terça-feira, o serviço de monitoramento FlightAware registrou cerca de 6.000 cancelamentos de voos.

A companhia American Airlines tem o maior número de voos cancelados até agora nesta quarta-feira, com quatro viagens afetadas. O voo que sairia do aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo, às 8h45, rumo a Nova York, foi cancelado. Outros dois que sairiam de Nova York para Cumbica também foram cancelados (chegadas previstas para 9h45 e 11h20 de Brasília), além de um que iria de Nova York ao Rio (chegada prevista para 9h30).

A TAM, única companhia brasileira que faz viagens entre Nova York e cidades brasileiras, cancelou dois voos que sairiam dos EUA para Rio e São Paulo. O primeiro sairia às 19h e o segundo às 10h30, ambos no horário de Brasília.

A TAM pede que os clientes com bilhetes para a costa leste americana entrem em contato com a Central de Atendimento antes de se dirigir ao aeroporto para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los. Os números são: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades).

A United Airlines não cancelou oficialmente nenhum de seus voos para quarta-feira. Todos estão mantidos até o momento. A companhia recomenda que seus passageiros devem entrar em contato com os números de telefone 0/xx/11/2122-7500 e 0/xx/11/3145-4200, para se informar sobre viagens de ou para São Paulo, e 0800-702-75-00 para se informar sobre viagens de ou para o Rio.

A empresa Delta Air Lines ainda não se pronunciou sobre cancelamentos nesta quarta-feira. Na terça-feira, a companhia havia cancelado um voo de Cumbica a Nova York e outro voo fazendo o caminho inverso.

RECOMENDAÇÕES

A Infraero (tel. 0/xx/11/2445-2945), empresa que administra aeroportos no Brasil, recomenda a passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que, diante da possibilidade de o furacão Sandy chegar aos Estados Unidos, voos podem ser cancelados ou atrasados por questões de segurança.

Ela recomenda aos passageiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos junto às companhias aéreas. A agência reguladora diz que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.

Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.

Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Anac recomenda, primeiramente, que o consumidor procure a própria companhia aérea.

Se o problema não for solucionado, o usuário pode encaminhar o problema à Anac (tel. 0800 725 4445), aos órgãos de defesa do consumidor e/ou ao Poder Judiciário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página