Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2012 - 07h43

Após meio século, EUA dão adeus ao histórico porta-aviões USS Enterprise

Publicidade

DA AFP

Depois de meio século em alto-mar, o navio de guerra mais antigo da frota americana, o porta-aviões USS Enterprise, aportará pela última vez neste domingo (4) no país.

Da crise dos mísseis em Cuba à guerra no Afeganistão, o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear dos Estados Unidos desempenhou papel-chave em cada conflito em que o país esteve envolvido.

O navio, que entrou em operação em 1961, chegará hoje à base naval de Norfolk, na Virgínia, com seus marinheiros de pé sobre a plataforma. A chegada marcará o fim de sua 25ª e última missão, após uma viagem de oito meses pelo Mediterrâneo e pelo Golfo.

Daniel Meshel - 23.out.2012/Marinha americana/AFP
O USS Enterprise, maior porta-aviões do mundo, no Estreito de Gibraltar em 23 de outubro deste ano
O USS Enterprise, maior porta-aviões do mundo, no Estreito de Gibraltar em 23 de outubro deste ano

"O retorno será, sem dúvida, um dia amargo e doce", disse o capitão Guillermo Hamilton, oficial no comando do barco. "Estamos contentes por voltar para nossas famílias depois de uma mobilização bem sucedida, mas saber que esta é a última vez que o Enterprise fará o caminho faz com que fiquemos muito sentimentais", disse.

Também chamado de "Grande E", o porta-aviões será formalmente aposentado em uma cerimônia em 1º de dezembro. Sua artilharia e munição --mais de 1.500 toneladas de mísseis e bombas-- já foram transportadas para outros navios por helicópteros na semana passada.

Com a aposentadoria do USS Enterprise e, em breve, do porta-aviões USS Gerald Ford --que completará sua vida útil em 2015--, os Estados Unidos reduzirão temporariamente sua frota de 11 para dez porta-aviões.

MAIOR NAVIO DO MUNDO

O USS Enterprise pesa cerca de 95 mil toneladas e tem 342 metros de comprimento, o que faz dele o mais longo navio de guerra do mundo. Sua base flutuante pode acomodar 4.500 marinheiros e aviadores e 72 aviões e helicópteros.

O supernavio ocupa um lugar especial na história da Marinha americana e é o oitavo barco a levar este nome. O primeiro USS Enterprise foi um navio britânico capturado durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos.

O porta-aviões aparece nos filmes "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986) e "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990). Ele também serviu de inspiração para a nave comandada pelo capitão Kirk na série de TV "Jornada nas Estrelas", nos anos 1960.

HISTÓRICO DO ENTERPRISE

Em 20 de fevereiro de 1962, o USS Enterprise operou como estação de rastreamento para a cápsula espacial do Projeto Mercúrio, na qual o astronauta americano John Glenn realizou o primeiro voo orbital do país.

Dois anos depois, o porta-aviões fez um giro mundial como forma de demonstrar o poder da Marinha americana e entrou em ação no Vietnã, até a saída americana de Saigon, em 1975.

Nos anos 80, o navio operou no Golfo devido aos confrontos com o Irã. Nos anos 90, seus aviões ajudaram os EUA a imporem zonas de exclusão aérea no Iraque e na Bósnia.

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a Marinha americana voltou a usá-lo como porta-aviões para lançar os bombardeios ao Afeganistão e durante a guerra contra o Iraque.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página