Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 07h43

Rei da Espanha passará por cirurgia de quadril semana que vem

Publicidade

DA AFP, EM CÁDIZ

O rei Juan Carlos 1º, da Espanha, será submetido na semana que vem a outra cirurgia no quadril, anunciou, nesta sexta-feira, em Cádiz. Ele já foi submetido a duas desde que sofreu um acidente durante uma viagem a Botsuana para caçar elefantes.

Desta vez, a cirurgia será realizada do lado esquerdo do quadril, anunciou o monarca durante o jantar de gala oferecido aos chefes de Estado e de governo reunidos em Cádiz para a 22ª Cúpula Ibero-americana.

"Embora os médicos tivessem me recomendado passar pela cirurgia agora, quis adiá-la até a semana que vem para estar aqui com vocês, meus irmãos ibero-americanos", disse Juan Carlos aos líderes regionais reunidos em um evento marcado pela crise econômica e pela busca de uma nova relação "mais igualitária" entre os 22 países membros.

"Não faltei a nenhum de nossos encontros em 21 anos e também não estava disposto a estar ausente neste, ainda mais quando a Espanha é a anfitriã", acrescentou o rei, que sempre desempenhou um papel diplomático importante nestes encontros, iniciados em 1991.

O rei já tinha sido submetido a uma operação no lado direito do quadril em 14 de abril passado, depois de ter voltado às pressas de Botsuana, onde estava caçando elefantes, depois de sofrer uma fratura ao cair em um acampamento. Essa viagem suscitou duras críticas ao monarca feitas por setores da sociedade civil, já que esta havia sido realizada em um contexto de crise.

Na ocasião, os médicos colocaram uma prótese no rei, que dias depois teve que ser operado novamente no mesmo local devido a uma luxação sofrida "em consequência de um mau jeito", segundo a Casa Real.

Antes, em junho do ano passado, sofreu uma cirurgia no joelho direito e em setembro do mesmo ano foi à vez de ir à mesa de cirurgias por causa de um rompimento do tendão de Aquiles. Além disso, em 2010, o monarca espanhol havia sido operado de um tumor benigno em um pulmão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página