Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2012 - 06h35

Assassinos de 'A Sangue Frio' podem ter cometido outro crime

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia do condado de Sarasota, na Flórida (EUA), investiga se os criminosos retratados em "A Sangue Frio" (1966), clássico "romance não ficcional" de Truman Capote (1924-1984), foram responsáveis pelo assassinato de outra família em 1959.

"A Sangue Frio" conta como Herbert Clutter, sua mulher e dois de seus quatro filhos foram mortos em sua fazenda em Holcomb, no Kansas, em 15 de novembro de 1959. Os dois assassinos, Perry Smith e Richard Hickock, foram condenados à morte e executados em abril de 1965.

Agora, os policiais suspeitam que Smith e Hickock também tenham matado a família Walker --Cliff, sua mulher, Christine, e seus filhos Jimmie, 3, e Debbie, 2--, num crime que chocou a comunidade rural de Osprey (Flórida) e até hoje não foi resolvido.

A chacina dos Walker ocorreu em 19 de dezembro de 1959 --um mês após o massacre relatado no livro de Capote. Nessa data, Smith e Hickock ainda não haviam sido presos pelas mortes no Kansas.

Para a detetive Kim McGath, da polícia de Sarasota, a "teoria mais plausível" é que os criminosos, que foram vistos na Flórida no final de 1959, tenham assassinado os Walker depois de tentar negociar um carro com eles.

Smith e Hickock chegaram a ser considerados suspeitos no caso da Flórida. Na época, porém, seu envolvimento no crime foi descartado depois de a dupla ter sido submetida a um detector de mentiras.

McGath diz que os métodos forenses do início dos anos 60, mais primitivos, não permitiam ligar a dupla ao segundo crime. Hoje, ela acredita que análise do DNA presente nos corpos da família morta pode elucidar o caso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página