Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2012 - 04h00

EUA matam no Paquistão um dos principais líderes da Al Qaeda

Publicidade

DA EFE

Um dos principais líderes da rede terrorista Al Qaeda, Abu Zaid al Kuwaiti, morreu nesta sexta-feira em um ataque dos Estados Unidos com aviões não tripulados no Paquistão, informou a rede de televisão norte-americana NBC.

Kuwaiti, que poderia ser o sucessor do atual chefe da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi assassinado enquanto fazia uma refeição na madrugada passada.

Com 46 anos de idade, Kuwaiti era considerado um dos grandes líderes da rede terrorista que permaneceram à frente da organização após a morte de Osama bin Laden, em maio de 2011.

Um site ligado a Al Qaeda mencionou a morte de Kuwaiti pedindo que Alá o admitisse "em seu paraíso". Nos últimos anos, Kuwaiti foi visto em vários vídeos da Al Qaeda realizando treinamentos religiosos com grupos da rede e autorizou a publicação de vários livros sobre religião.

Os Estados Unidos mataram outros três altos membros da rede terrorista nos meses posteriores à morte de Bin Laden.

Ilyas Kashmiri, o líder de um grupo paquistanês associado com a Al Qaeda, foi assassinado em 3 de junho de 2011, Atiyah Abd al-Rahman, chefe de pessoal de Bin Laden, foi morto em 22 de agosto do mesmo ano, e Ayman al-Awlaki, cidadão americano que foi um líder da Al Qaeda na Península Arábica, foi assassinado em 30 de setembro de 2012

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página