Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2012 - 11h01

Locutores de trote a enfermeira de Kate recebem ameaças de morte

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os apresentadores da rádio australiana que participaram no trote telefônico a Kate Middleton em um hospital de Londres receberam ameaças de morte e foram levados para locais seguros, informou a polícia nesta sexta-feira.

A informação sobre as ameaças aos dois apresentadores foi divulgada depois da revelação em Londres que de a enfermeira que atendeu a ligação, Jacintha Saldanha, se enforcou poucos dias depois.

Enfermeira de Kate criticou hospital antes de se enforcar, diz jornal
Enfermeira de Kate morreu enforcada, diz polícia
Análise: Escândalo expõe novos riscos da mídia

A polícia da Austrália abriu uma investigação sobre as ameaças depois que teve acesso a uma carta enviada ao apresentador Michael Christian, da rádio 2Day FM, na qual uma pessoa não identificada alertava que "existem balas com seu nome".

A empresa Southern Cross Austereo denunciou ter recebido ameaças a semana inteira.

"A polícia está investigando o caso. Os detetives já têm em seu poder uma carta com várias ameaças. Estamos trabalhando na questão e tentando descobrir o autor da carta", disse uma fonte policial do estado de Nova Gales do Sul.

Seven Network/Reuters
Michael Christian e Mel Greig, em entrevista na segunda(10); apresentadores lamentam morte de enfermeira de Kate
Michael Christian e Mel Greig, em entrevista na segunda (10); locutores lamentam morte de enfermeira de Kate

De acordo com o jornal Daily Telegraph, os apresentadores e outros funcionários foram levados para hotéis. Dez executivos da emissora recebem proteção de agentes de segurança privada.

Christian e a apresentadora Mel Greig, responsáveis pelo trote que terminou em tragédia, continuam afastados do trabalho e não aparecem em público desde segunda-feira, quando pediram desculpas e choraram diante das câmeras de televisão.

BILHETE

Na quinta foi divulgado relatório da necropsia de Saldanha, segundo o qual ela morreu enforcada. Foram encontrados ainda ferimentos em seus pulsos. Segundo a polícia, a enfermeira foi achada pendurada da porta de seu guarda-roupa, com um lenço, por um colega e um vigia da acomodação em que vivia, perto do hospital, no centro da capital britânica.

Dois dos bilhetes, afirma o jornal, foram encontrados perto do corpo. O terceiro estava entre os pertences da enfermeira.

Reuters
Jacintha Saldanha, em foto divulgada pela policia; enfermeira que atendeu Kate foi encontrada morta
Jacintha Saldanha, em foto divulgada pela policia; enfermeira que atendeu Kate foi encontrada morta

Os familiares receberam cópias datilografadas dos bilhetes manuscritos que foram achados pela polícia, e a Scotland Yard investiga diversos e-mails enviados e recebidos e telefonemas feitos e recebidos por Saldanha entre a data do trote e a da morte.

No último dia 4, Saldanha, 46, mãe de duas crianças, atendeu a um telefonema no hospital, porque era cedo, e a recepcionista ainda não tinha chegado. Do outro lado da linha estavam Mel Greig e Michael Christian, da rádio 2Day FM, que, passando-se pela rainha Elizabeth 2ª e pelo príncipe Charles, faziam perguntas sobre o estado de saúde de Kate, internada por uma indisposição decorrente da gravidez.

Saldanha transferiu a chamada a uma colega responsável pelo atendimento a Kate e que, também enganada, deu aos radialistas detalhes do estado de saúde da duquesa de Cambridge.

O episódio foi motivo de embaraço para o hospital, que costuma receber membros da família real britânica. Publicamente, o hospital minimizou o trote, dizendo apenas que revisaria sua política para os atendimentos.

Também não há informações de que Saldanha tenha sido punida. Ela morreu três dias depois.

Nascida na Índia, Saldanha morava em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, há nove anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página