Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2012 - 13h00

Construção de novas casas nos EUA recua 3% em novembro

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O início de construções de novas casas nos Estados Unidos recuou 3% em novembro, saindo de 894 mil em outubro para 861 mil no mês passado, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

O número é pior que a expectativa do mercado, que esperava uma queda para 873 mil unidades. Esta é a primeira queda em três meses e foi influenciada pelos efeitos da tempestade Sandy.

O fenômeno provocou queda de 5,2% na construção no nordeste americano e outros 19,2% no oeste, as duas regiões mais atingidas pela tormenta.

Apesar das quedas, as permissões para construção futura nos EUA registraram o ritmo mais rápido de crescimento em quase quatro anos e meio em novembro, indicando fortalecimento do mercado.

As permissões de construção aumentaram 3,6% para uma taxa anualizada de 899 mil unidades, segundo dados ajustados sazonalmente, a maior desde julho de 2008.

Economistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam que as permissões subissem para uma taxa de 875 mil unidades no mês passado, ante 868 mil unidades em outubro.

O mercado imobiliário retomou força após o colapso que desencadeou a crise de 2008. A tendência foi reforçada por um relatório na terça (18) mostrando que a confiança das construtoras no mercado para casas unifamiliares subiu neste mês para o maior nível em mais de seis anos e meio.

A expectativa é de que a construção de moradias tenha influência positiva no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano pela primeira desde 2005.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página