Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2013 - 19h44

Hillary Clinton se diz "entusiasmada" por voltar ao trabalho

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, se disse nesta quarta-feira (9) "entusiasmada" por sua volta ao trabalho após quase um mês afastada devido a problemas de saúde, e afirmou que vai se dedicar nos próximos dias a "preparar uma transição mais fluente possível" para quando seu sucessor assumir o cargo.

Em suas primeiras declarações públicas após seu retorno à frente do Departamento de Estado na segunda-feira passada, Hillary contou que, quando deixar o posto, no final deste mês, tomará "um fôlego", pelo menos "durante um tempo".

Hillary vai permanecer no trabalho por algumas semanas antes de passar o bastão ao senador e ex-candidato presidencial John Kerry, nomeado pelo presidente Barack Obama para sucedê-la à frente da diplomacia americana e que ainda terá que se submeter à confirmação por parte do Senado.

"Nestas últimas semanas faremos todo o possível para terminar os assuntos pendentes e preparar uma transição o mais fluente possível para o senador John Kerry", disse Hillary, que, em tom de despedida, reconheceu ter vivido "uma experiência extraordinária" como chefe da diplomacia americana.

A ex-primeira-dama sofreu uma concussão cerebral no dia 15 de dezembro após um desmaio devido a um quadro de desidratação, e ficou com um coágulo de sangue na cabeça, o que a levou a ser internada por quatro dias.

Hillary já visitou mais países que qualquer outro secretário de Estado na história dos EUA, embora seja pouco provável que supere seu recorde atual de 112, já que os médicos lhe recomendaram não viajar por enquanto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página