Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 08h50

Japão prevê crescimento de 2,5% do PIB em próximo ano fiscal

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO

O Escritório do Gabinete do Japão prevê que o PIB do país crescerá 2,5% no ano fiscal 2013-2014, que começa em abril, em relatório divulgado nesta segunda-feira. O documento prevê o impulso da economia devido à política monetária agressiva do premiê Shinzo Abe.

A estimativa econômica servirá como base para a compilação do Orçamento do governo, um esboço que deve ser aprovado pelo gabinete nesta semana. O texto já especula sobre os efeitos da alta da meta de inflação e da compra de títulos da dívida pública, aprovados há duas semanas.

Em entrevista, o ministro da Economia, Akira Amari, disse que os riscos vindo da crise internacional seguem existindo, mas que diminuíram seus efeitos na economia japonesa. Ele disse acreditar que a estratégia de crescimento funcionará.

"As exportações devem crescer graças à recuperação modesta da economia mundial, o que vai ajudar a atividade das empresas. As medidas do governo também vão ajudar com os gastos de capital e os empregos devem crescer graças às medidas que vão elevar o consumo das famílias."

A projeção do governo está praticamente em linha com a divulgada pelo banco do Japão, banco central do país, na semana passada. No entanto, é mais otimista que a visão dos analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que preveem alta de 1,8%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página