Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 18h31

Irã prende 11 jornalistas por ligações com estrangeiros

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Funcionários de segurança do Irã invadiram pelo menos quatro jornais e prenderam vários jornalistas.

Segundo fontes do jornal "The Guardian", jornais reformistas foram alvejados por um grupo de agentes à paisana que saquearam escritórios e confiscaram documentos. De acordo com a agência de notícias AP, 11 jornalistas foram presos.

Nos últimos anos, o Irã denunciou a Voz da América (VOA, sigla em inglês) e os serviços persas da emissora BBC, descrevendo-os como armas dos serviços de inteligência dos EUA e da Grã Bretanha.

O governo também disse que jornalistas e ativistas iranianos que fizerem contatos com tais emissoras sofrerão consequências severas.

Teerã acusa os EUA e a Grã Bretanha de tentarem provocar inquietação em uma tentativa de derrubar o governo do país.

Segundo a agência de notícias AP, os editores chefes dos jornalistas detidos disseram à agência que os profissionais foram presos no último domingo (27) por causa de contatos estrangeiros.

Os editores falaram em condição de anonimato e não especificaram se os jornalistas teriam sido acusados de fornecer material para a VOA ou para a BBC.

Desde 2000, a justiça do Irã já fechou mais de 120 jornais reformistas e prendeu dezenas de editores e escritores acusados de insulto às autoridades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página