Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2013 - 11h44

Justiça egípcia adia decisão sobre legalidade da comissão constituinte

Publicidade

DA AFP

A justiça egípcia voltou a adiar neste domingo (3) o veredicto sobre a legalidade da comissão constituinte, dominada pelos islamistas, que redigiu uma polêmica Constituição adotada em dezembro.

O Tribunal Constitucional deveria se pronunciar neste domingo, mas adiou a decisão até 3 de março, informou a imprensa oficial.

A legalidade da comissão já deveria ter sido examinada em 2 de dezembro, mas os partidários do presidente islamita Mohamed Mursi cercaram a sede do tribunal e provocaram a suspensão dos trabalhos.

Várias ações foram iniciadas contra a comissão, dominada pelos islamistas e acusada de ter redigido um texto que não representa todos os egípcios. A instância também foi boicotada pelos liberais, a esquerda e os representantes da comunidade cristã.

Mesmo assim, a nova Constituição foi finalmente aprovada em dezembro, após um referendo e apesar de uma grave crise em meio a confrontos entre partidários e adversários de Mursi. A oposição acusa o texto de deixar aberta a via para uma crescente islamização do país.

Apesar da data não ter sido fixada, o Tribunal Constitucional também deve examinar a legalidade do Senado, uma instância igualmente dominada pelos islamitas e que exerce o poder legislativo até a eleição de uma nova Assembleia do povo, já que a

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página