Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2013 - 16h48

Ministro das Finanças grego recebe pacote com projétil e ameaça

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, recebeu um pacote contendo um projétil e uma ameaça de morte de um grupo que se opõe à tomada de imóveis hipotecados no país. A ameaça foi divulgada pela polícia grega, nesta segunda-feira.

Os autores da ameaça, ainda conforme a polícia, são membros de um grupo batizado de "Revolução Cretana", que já havia alertado o ministro contra esforços para tomar imóveis e expulsar moradores. Os manifestantes enviaram cartas similares a órgãos coletores de impostos, em Creta, na semana passada.

O ministro, um respeitado economista que se tornou ministro das Finanças em junho passado, irritou muitos gregos ao aplicar políticas de austeridade a pedido de União Europeia e FMI (Fundo Monetário Internacional) como parte do preço pelo resgate financeiro ao país.

Nas últimas semanas, houve uma série de pequenos atentados na Grécia, incluindo a explosão de bombas caseiras em frente a casas de jornalistas e de figuras políticas e os disparos efetuados contra a fachada do escritório utilizado pelo premiê Antonis Samaras.

Os ataques foram seguidos da explosão de uma bomba em um shopping de Atenas, no mês passado, que feriu duas pessoas e acirrou o temor de que a Grécia esteja a caminho de uma nova violência esquerdista, visto que o país enfrenta sua pior crise econômica desde a Segunda Guerra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página