Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2013 - 09h43

Após denúncias de tortura, salas de interrogatório no Afeganistão ganharão câmeras

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

O presidente afegão, Hamid Karzai, ordenou que as salas de interrogatório sejam equipadas com câmeras, para evitar novos casos de tortura, após a divulgação de relatórios desfavoráveis sobre o tema.

Uma comissão de investigação nomeada por ele reconheceu no início de fevereiro que o recurso à tortura era generalizado entre os soldados da Otan e das forças afegãs. A metade dos prisioneiros interrogados se queixou de ter recebido "maus tratos", "assédio" ou "tortura".

A criação da comissão foi, por sua vez, forçada por um relatório da ONU publicado em janeiro, baseado em uma amostra muito maior de detidos, e com conclusões muito graves para o exército e, sobretudo, para a polícia e os serviços de inteligência afegãos.

"Pedimos às autoridades pertinentes que dotem as agências de inteligência e de investigação de equipamentos modernos utilizados para estabelecer as provas e gravar os interrogatórios, com o fim de eliminar qualquer possibilidade de denúncia de outras partes", afirma o decreto presidencial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página