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18/02/2013 - 12h58

Escândalo da carne de cavalo diminui consumo no Reino Unido, diz estudo

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DA REUTERS, EM LONDRES

A descoberta de carne de cavalo em produtos vendidos como carne bovina faz com que menos britânicos comprem carne, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Um quinto dos adultos disse ter passado a comprar menos carne depois que traços de DNA de cavalo foram encontrados em alguns produtos, de acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisa Consumer Intelligence.

"Nossos resultados mostram que esse escândalo realmente atingiu os consumidores com força, seja ao ter que mudar seus hábitos de compras ou os fundamentos de sua dieta", disse David Black, porta-voz da empresa.

A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 15 de fevereiro, indagou mais de 2.200 adultos sobre seus hábitos de consumo após o escândalo da carne de cavalo. Não foi possível especificar quanta carne as pessoas estão comprando, focando apenas em tendências mais amplas.

Mais de 65% dos que responderam à pesquisa disseram confiar menos nos rótulos dos alimentos como resultado do escândalo.

O escândalo, que começou no mês passado na Irlanda e rapidamente se espalhou por toda a Europa, levou à retirada de alimentos prontos das prateleiras dos supermercados e abalou a confiança da população em relação à comida servida em seus pratos.

Além disso, levantou dúvidas e preocupações sobre a identificação de alimentos e a complexa cadeia de abastecimento da União Europeia (UE), pressionando os governos a dar explicações sobre os lapsos em controle de qualidade.

Nos mês que se seguiu ao primeiro caso de carne de cavalo na Irlanda, não há notícia de que ninguém tenha ficado doente por ter comido carne de cavalo, mas muitos supermercados e redes de fast food também vêm lutando para manter sua reputação.

 

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