Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2013 - 03h30

FBI avisa que mandar foto nu dá suspensão

Publicidade

DE SÃO PAULO

Fica o exemplo: mandar sua foto pelado para os colegas pode render uma suspensão de dez dias. Usar a moto do trabalho para uma voltinha --e quebrá-la--, 35 dias. Casar com um usuário e traficante de drogas e mentir sobre esse assunto sob juramento, a demissão.

O aviso, enviado por e-mail a todos os funcionários, não foi em qualquer empresa, mas no FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.

Pelo menos é o que indicam dois documentos vazados na internet, atribuídos ao órgão, que compilam alguns casos de mau comportamento que levaram à suspensão ou à demissão de empregados.

O memorando, distribuído trimestralmente, tinha o objetivo explícito de educar os funcionários do FBI sobre os padrões de conduta seguidos pela agência (e, implicitamente, lembrá-los das consequências da não obediência das normas).

O documento surpreende por expor tanto infrações "leves" cometidas por agentes --como o de uma pessoa que mentiu sobre a duração de sua jornada de trabalho (três dias de suspensão)-- quanto casos "bizarros", como o do funcionário que apontou uma arma (descarregada) para o seu cachorro durante uma briga com a mulher (suspensão de 45 dias).

LISTAGEM

Foram 16 casos compilados em janeiro de 2013. Em outubro do ano passado, eram 13. Segundo os documentos, não foram incluídos na listagem os casos em que o Escritório de Responsabilidade Profissional do FBI julgou que o funcionário não fez nada de errado (mais de um terço dos avaliados).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página