Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2013 - 14h15

Bento 16 faz última aparição como papa em Castel Gandolfo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Bento 16 afirmou nesta quinta-feira, em sua última aparição púbica como papa, feita da sacada da residência papal de verão em Castel Gandolfo, que está se preparando para entrar na última fase de sua vida.

Entenda como funciona a transição no comando da Igreja Católica
Confira a programação das últimas horas do papado de Bento 16
Bento 16 agradece cardeais por apoio e promete obedecer sucessor
Dilma divulga mensagem de despedida ao papa
Religiosos brasileiros fazem críticas ao papa
Casos de pedofilia continuam entre prioridades da Igreja Católica
Fiéis elogiam pontífice, mas sem emoção

"Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos outros. Eu serei o supremo pontífice da Igreja Católica até as 20h [16h de Brasília]", disse. "Depois disso, serei apenas um peregrino que está começando a última fase de sua peregrinação nesta Terra."

O papa deixou o Vaticano num helicóptero rumo à residência papal de verão, onde vai ficar temporariamente depois de ter renunciado ao pontificado, tornando-se o primeiro papa a tomar essa decisão em seis séculos. O helicóptero da Força Aérea Italiana branco decolou do Vaticano levando o papa, de 85 anos de idade, a Castel Gandolfo, ao sul de Roma.

O último pronunciamento do papa foi feito diante de centenas de fiéis emocionados, que aguardavam desde a manhã pela chance de vê-lo.

Minutos antes de deixar o Palácio Apostólico, no Vaticano, Bento 16 disparou o último tuíte. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", afirmava a mensagem.

PRÓXIMOS PASSOS

Cardeais vão iniciar reuniões preparatórias na sexta-feira para decidir quando começarão um conclave para eleger o novo papa.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse nesta quinta-feira que a congregação de cardeais deve se reunir a partir da próxima segunda-feira (4). Segundo Lombardi, o cardeal decano Angelo Sodano deve confirmar a data do início da reunião em carta que será enviada ao Colégio Cardinalício nesta sexta-feira.

Uma vez reunidos, os cardeais decidirão a data para o início do conclave, o processo pelo qual será escolhido o novo papa.

Na última segunda-feira, Bento 16 publicou um decreto que muda a lei do Vaticano e abre caminho para antecipar o conclave que elegerá seu sucessor. A mudança significa que não será necessário esperar 15 dias para que seja escolhido o novo pontífice.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página