Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2013 - 20h34

Sem Chávez, Venezuela dá início a um novo capítulo, diz Obama

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu um comunicado no qual afirmou que, com a morte do presidente Hugo Chávez, a Venezuela "dá início a um novo capítulo". O líder do país contra o qual Chávez construiu a sua imagem política afirmou que mantém o seu "interesse em desenvolver um relacionamento construtivo com o governo venezuelano".

Chefe da ONU lamenta morte; veja a repercussão
Análise: Chávez catalisou reação latina contra os EUA
Chávez sofreu tentativa de golpe em 2002; veja cronologia
Sucessor de Chávez é motorista de ônibus de sorriso fácil

"Nesse momento desafiador da morte do presidente Hugo Chávez, os EUA reafirmam seu apoio ao povo venezuelano e seu interesse em desenvolver um relacionamento construtivo com o governo venezuelano", afirma o comunicado.

"Conforme a Venezuela dá início a um novo capítulo da sua história, os EUA permanecem comprometidos com políticas para promover princípios democráticos, o estado de direito e o respeito aos direitos humanos", continua.

Mais cedo, o vice e herdeiro político de Chávez, Nicolás Maduro, havia afirmado, em entrevista à mídia, que não descartava a hipótese de "inimigos históricos" do país terem influenciado no estado de saúde de Chávez, insinuando que ele poderia ter sido envenenado pelos EUA. O político também expulsou do país um diplomata americano acusado de planejar sabotagem.

Os EUA reagiram afirmando que as insinuações eram "absurdas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página