Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2013 - 12h14

Rebeldes sírios libertam observadores da ONU na fronteira com a Jordânia

Publicidade

DA EFE

Os 21 observadores filipinos da ONU sequestrados perto das Colinas do Golã foram entregues neste sábado pelos rebeldes sírios às Nações Unidas e às autoridades jordanianas na fronteira entre a Síria e a Jordânia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A associação detalhou que a operação aconteceu na zona fronteiriça do vale de Al Yarmouk, onde foram libertados os observadores, capturados na quarta-feira como reféns na aldeia síria de Al Yumla.

Um porta-voz da chamada Brigada dos Mártires de Yarmouk confirmou ao OSDH a entrega dos observadores, que, segundo sua versão, haviam "permanecido como hóspedes" os quatro últimos dias em Yumla.

Os observadores filipinos foram sequestrados na quarta-feira passada pelos rebeldes e fazem parte da missão da ONU nas Colinas do Golã (UNDOF), que supervisiona o cumprimento do cessar-fogo entre Israel e Síria nessa região, ocupada pelo Estado judeu na Guerra dos Seis Dias, de 1967.

Após o sequestro, a UNDOF suspendeu as patrulhas noturnas na área e ordenou a retirada de seus militares em duas zonas especialmente expostas ao fogo cruzado.

O Conselho de Segurança da ONU e o secretário-geral deste organismo, Ban Ki-moon, condenaram a retenção dos observadores e exigiram sua libertação "imediata e incondicional".

Em uma gravação de vídeo divulgada há dois dias, os observadores apareciam vestidos com uniforme militar no interior de uma casa e um deles, identificado como capitão do batalhão, assegurava que estavam a salvo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página