Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2013 - 13h18

São dessas coisas que você sente, diz papa sobre vocação sacerdotal

Publicidade

DA AFP, EM BUENOS AIRES

O argentino Jorge Bergoglio, o papa Francisco, deu detalhes do momento em que decidiu ser padre em uma entrevista que concedeu a uma rádio paroquial de Buenos Aires em novembro de 2012 e cujos trechos foram divulgados na noite deste sábado (16) no site YouTube.

Na entrevista, ao ser interrogado pelo padre Juan Isasmendi em seu programa "Mateando con el Pueblo", o então arcebispo da Argentina explicou que o chamado para a vocação religiosa ocorreu na manhã de um dia 21 de setembro.

"Eu estava no colégio industrial, estudava química, e, num dia 21 de setembro, porque disso me lembro sempre, saí para ir passear com meus companheiros e passei pela igreja [de São José] de Flores, eu ia a essa igreja, e ali entrei, senti que tinha que entrar", disse Bergoglio à rádio La 96 Voz de Caacupé, da paróquia que ele frequentava na região pobre de 21-Zavaleta, no bairro de Barracas, em Buenos Aires.

A igreja de São José está localizada em seu bairro natal, a apenas duas quadras da casa onde viveu junto aos seus irmãos e pais até entrar no seminário da ordem jesuíta.

"São dessas coisas que você sente por dentro, que não sabe como são, e olhei, estava escuro, uma manhã de setembro, e vejo que vinha um padre caminhando, não o conhecia, não era da igreja e se sentou no último confessionário, à esquerda, olhando para o altar, e ali eu não sei o que deu em mim", narra.

"Senti como se alguém me agarrasse por dentro e me levasse ao confessionário, não sei o que aconteceu ali, evidentemente contei a ele minhas coisas, me confessei, mas não sei o que aconteceu", explicou em tom sereno e pausado, como se ainda se assustasse com a lembrança daquele momento.

Bergoglio disse que depois soube que seu confessor era um sacerdote da província de Corrientes que "tinha um câncer, uma leucemia, morreu no ano seguinte. Ali senti que tinha que ser padre, não hesitei, não hesitei", disse.

Após a designação de Bergoglio como Sumo Pontífice, a rádio resgatou o áudio desta entrevista e decidiu divulgá-lo na internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página