Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2013 - 06h46

Ahmadinejad inaugura mina de urânio e complexo para processá-lo

Publicidade

DA EFE

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, inaugurou nesta terça-feira por videoconferência uma nova mina de urânio e uma usina de produção de yellowcake na província central de Yazd, por ocasião do Dia Nacional da Tecnologia Nuclear, informou a imprensa local.

Em um ato na Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) em Teerã, Ahmadinejad deu a ordem para o início das atividades na mina de urânio em Saghand, perto da cidade de Ardakan, e em um complexo de produção de yellowcake denominado Shahid Rezayineyad.

Essas instalações, cuja inauguração vai de encontro aos pedidos das potências do Grupo 5+1, já começaram a funcionar, junto com um acelerador de elétrons que Ahmadinejad inaugurou na mesma cerimônia.

O acelerador, segundo as autoridades iranianas, foi desenvolvido no Irã, utiliza uma ampla gama de radiações e servirá para diversos propósitos médicos e industriais.

Além disso, Ahmadinejad apresentou na cerimônia, que teve a presença de autoridades locais e alguns diplomatas, cinco novos remédios produzidos por processos nucleares que, segundo ele, foram desenvolvidos por técnicos nacionais.

O Irã mantém desde dezembro de 2010 negociações sobre seu programa nuclear, até agora sem resultados concretos, com o G5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) mais a Alemanha.

Nessas negociações, o G5+1 quer garantias dos fins exclusivamente pacíficos do programa nuclear do Irã, que Teerã assegura que é apenas civil, embora alguns países, sob a liderança dos EUA, suspeitem que pode ter uma vertente armamentista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página