Hostel em Berlim é fonte clandestina de dinheiro para a Coreia do Norte

RICK NOACK
DO "WASHINGTON POST"

O City Hostel, de Berlim, à primeira vista parece ser uma opção barata de hospedagem na capital da Alemanha. Não fica muito longe de marcos históricos como o Portão de Brandemburgo e, embora as avaliações se queixem de problemas de Wi-Fi e de janelas quebradas, o hostel oferece "bom valor pelo seu dinheiro", como comentou um hóspede recente.

Uma cama em um alojamento misto para seis pessoas custa apenas US$ 20 por noite.

A decisão do governo alemão foi reportada inicialmente pelo jornal "Süddeutsche Zeitung" na quarta-feira. Ela se segue a uma resolução aprovada pela ONU em novembro passado e ratificada pela União Europeia no início deste ano, segundo a qual os países-membros devem impedir que a Coreia do Norte empregue imóveis diplomáticos como fonte de renda.

O proprietário do albergue e a embaixada da Coreia do Norte em Berlim foram notificados pelas autoridades de que seu contrato de locação viola a lei internacional, mas um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores alemão se recusou a dizer quando exatamente o hostel terá de fechar.

EMBAIXADA

A Embaixada da Coreia do Norte, localizada no antigo distrito diplomático de Berlim Oriental, foi construída no começo dos anos 1970. Partes do edifício foram esvaziadas quando o relacionamento entre a Alemanha e a Coreia do Norte se deteriorou, com a reunificação alemã em 1990.

Anos mais tarde, no começo dos anos 2000, um hostel econômico e um centro de convenções foram inaugurados naquilo que costumava ser o principal pavilhão da embaixada, fazendo do imóvel uma fonte de receita para o regime de Pyongyang.

Em 2014, um jornalista do jornal alemão "Die Welt" tentou confirmar os rumores de que o albergue continuava conectado por um túnel ao complexo murado que abriga a embaixada atual, mas não encontrou provas.

A despeito da cobertura da mídia sobre o assunto, naquele momento, o contrato de locação do hostel não causou grande indignação, ainda que outras práticas de negócios da Coreia do Norte na Europa tenham passado a sofrer escrutínio mais intenso.

Com o anúncio da quarta-feira, as autoridades alemãs estão tentando fechar o que é visto como última fonte oficial de receita da Coreia do Norte no país. Mas por enquanto, de acordo com sites de reserva de hotéis, o albergue continua lotado para muitas noites dos próximos meses —com Wi-Fi e intriga internacional incluídos na diária.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.