Coreia do Norte dispara novo míssil; Japão fala em agir junto com os EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um novo míssil balístico disparado pela Coreia do Norte caiu na madrugada desta segunda-feira (29) na zona econômica marítima do Japão.

O projétil, de curto alcance, voou cerca de 450 km, até uma distância de cerca de 300 km das ilhas Oki, no sudoeste japonês. Não houve relatos de danos na área.

Pyongyang tem um amplo estoque de mísseis desse tipo (Scud), originalmente desenvolvidos pela União Soviética. Versões modificadas podem voar até 1.000 km.

Após o teste, o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-In, ordenou uma reunião do conselho nacional de segurança para analisar o ocorrido.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também reagiu ao disparo e afirmou que os testes do país são uma prioridade para a comunidade internacional. "Trabalhando com os Estados Unidos, vamos tomar ações específicas para deter a Coreia do Norte."

Segundo o chefe-de gabinete Yoshihide Suga, tudo indica que o projétil caiu em uma área do mar de uso exclusivo do Japão. "O míssil balístico disparado pela Coreia do Norte é altamente problemático da perspectiva da segurança da navegação e do tráfego aéreo e é uma clara violação de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou.

O governo-norte americano informou ter monitorado a trajetória do projétil, que voou por seis minutos, e informado o presidente Donald Trump. O comunicado ressalta, porém, que o míssil não representa uma ameaça ao país.

O disparo feito pelo regime de Kim Jong-un é o terceiro nas últimas três semanas e o 12º neste ano.

Líderes do G7, o grupo que reúne as economias mais desenvolvidas do mundo, qualificaram no sábado os testes de uma "ameaça grave" e se disseram dispostos a tomar medidas a respeito.

Acredita-se que a Coreia do Norte está ainda muitos anos longe de conseguir atingir alvos nos Estados Unidos, mas cada teste marca um desafio ao país.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.