Opositores de Putin vão a julgamento após protestos na Rússia

DA AFP
DA REUTERS

Os partidários do principal opositor ao Kremlin, Alexei Navalni, condenado na segunda (12) a 30 dias de detenção, serão julgados nesta terça-feira (13), um dia depois de uma jornada de protestos contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que terminou com mais de 1.700 detenções.

Várias conclusões podem ser obtidas após as manifestações: os "jovens" de Putin, que conheceram apenas um presidente em toda sua vida, confirmaram sua mobilização, apesar das condenações anunciadas após outro dia de grandes protestos, 26 de março.

A polícia deteve na segunda-feira mais pessoas (1.700) que em 26 de março (1.000).

Mas ainda é cedo para saber se este é um movimento sólido, pois a grande maioria dos russos não apoia Navalni e considera Putin uma garantia de estabilidade.

De acordo com o cientista político Gleb Pavlovski, ex-conselheiro de imagem do presidente, "não havia apenas pessoas pacíficas nas manifestações" de segunda-feira, "mas as autoridades perderam os nervos".

"A mobilização de 26 de março foi uma vitória para Navalni, mas a de 12 de junho não foi um sucesso nem um fracasso: mostrou que o conflito (entre os anti e os pró-Putin) aumenta mas não consegue mobilizar o suficiente", completou.

Mas o protesto confirma a presença de muitos estudantes, que não conheceram outro chefe de Estado ou de Governo que não fosse Vladimir Putin, no poder desde o ano 2000.

As detenções de segunda-feira foram criticadas pela Casa Branca e pelo Parlamento Europeu.

TENTÁCULOS DE PUTIN
Presidente russo é acusado de truculência contra opositores

2011 a 2012
Após denúncia de fraude eleitoral, Rússia tem protestos contra Putin, os maiores desde a queda da URSS. Mais de 1.000 são presos

17.ago.2012
Integrantes da banda punk Pussy Riot são condenadas após gravarem vídeo contra Putin em uma catedral de Moscou

21.mar.2014
Após início da guerra civil na Ucrânia, Rússia anexa a península da Crimeia, sem resposta militar do governo de Kiev

27.fev.2015
O opositor Boris Nemtsov é assassinado em Moscou, aumentando temores de recrudescimento do governo Putin

26.mar.2017
Protestos contra a corrupção e pela renúncia do premiê Dmitri Medvedev têm centenas de detidos, dentre eles o opositor Alexei Navalni

12.jun.2017
Novos protestos reúnem milhares de manifestantes e terminam com centenas de detidos; Navalni é preso novamente

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.