Venezuela abre investigação contra ex-embaixador por corrupção da PDVSA

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O regime de Nicolás Maduro abriu nesta terça-feira (12) investigação contra Rafael Ramírez, ex-embaixador venezuelano na ONU e ex-presidente da PDVSA, por suposta relação com a corrupção na petroleira.

Segundo Tarek William Saab, procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte chavista, Diego Salazar, primo de Ramírez, afirma que o ex-embaixador era seu sócio em operações de intermediação de compra e venda de petróleo.

Salazar foi preso na semana passada acusado de desvio e lavagem de € 1,5 bilhão (R$ 5,83 bilhões) de verbas públicas que foram enviados a um banco no principado europeu de Andorra.

Ramírez, porém, ainda não foi acusado por nenhum crime nem foi emitida uma ordem de prisão contra ele. A investigação é aberta em meio ao que o regime chama de uma operação contra a corrupção na estatal, mas que expulsou alguns dos principais dirigentes da área petroleira do país.

Entre os 67 membros e ex-executivos da PDVSA presos estão Eulogio del Pino e Nelson Martínez, aliados de Ramírez que se alternaram entre o Ministério do Petróleo e a presidência da estatal depois de 2014, quando o ex-embaixador deixou o comando da petroleira.

Um dos braços direitos do ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013), Ramírez renunciou na semana passada à representação nas Nações Unidas em Nova York, cumprindo ordens de Maduro. Desde então, seu paradeiro é desconhecido.

A saída se deveu às críticas feitas pelo ex-embaixador ao manejo econômico da PDVSA e do país. Logo após deixar o cargo, porém, endureceu a reprovação a Maduro em entrevistas à BBC, à Reuters e ao jornal venezuelano "Panorama".

A este último veículo, afirmou que o mandatário nunca o quis no comando da PDVSA, mas o manteve por sua proximidade de Chávez. Também o criticou por ignorar seus alertas de que a situação econômica venezuelana se deterioraria.

Analistas e ex-membros do alto escalão chavista consideram que a saída de Ramírez e o expurgo na PDVSA são uma forma de Maduro tirar do páreo possíveis rivais na disputa à Presidência em 2018. Por outro lado, avaliam que o ex-embaixador pode encabeçar a dissidência chavista.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.