Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2010 - 12h09

Líbano realiza eleições municipais sob tensão e forte patrulha

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As eleições municipais no sul do Líbano começaram neste domingo em clima de tensão e sob a patrulha de milhares de tropas para evitar violência e confronto entre rivais políticos.

Mais de 756 mil eleitores elegem seus representantes entre uma lista de 2.000 candidatos a 186 municípios, em uma região considerada o principal reduto do grupo xiita Hizbollah --contra quem Israel lançou uma ofensiva militar de 34 dias no verão de 2006.

O local de maior tensão é no reduto cristão de Jezzine e na cidade costeira de Sidon, onde candidatos do governo estão competindo com a oposição.

Em outras cidades e povoados, os grupos xiitas muçulmanos rivais Hizbollah e Amal já conseguiram pactos pré-eleitorais --o que minimiza a chance de confrontos.

O líder do Hizbollah, xeque Hassan Nasrallah, pediu nesta sexta-feira que os eleitores votem, apesar do temor pelos exercícios militares anuais de Israel --realizados também neste domingo e que podem incitar confrontos na fronteira.

Os colégios eleitorais abriram às 7h (1h em Brasília) e fecharão às 19h (13h em Brasília).

As eleições municipais são realizadas a cada seis anos e em quatro fases, começaram em 2 de maio na região de Monte Líbano, no centro do país, e em 9 de maio ocorreram em Beirute e no vale do Bekaa, no leste do país. A última fase será no próximo domingo (30).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página