Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 17h23

Chávez diz que EUA têm inveja de Brasil e Turquia por acordo com o Irã

Publicidade

GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que os Estados Unidos têm "inveja" do Brasil e da Turquia por causa da intermediação na tentativa de firmar acordo nuclear entre o Irã e a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e por isso continua defendendo sanções ao país persa.

"Os Estados Unidos têm inveja, porque querem dominar o mundo. Mas acontece que o mundo está escapando das mãos deles. Acontece que o Sul também existe, tanto que estamos aqui para comemorara 200 anos de independência [da Argentina]", disse Chávez, ao descer do avião em Buenos Aires.

O presidente venezuelano também rechaçou as possíveis sanções ao Irã, que são discutidas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem os EUA como principal articulador. "Deveríamos sancionar o império [EUA], que invadiu o Iraque atropelando as Nações Unidas. Mas não é preciso porque, coitadinhos, já têm tantos problemas".

Chávez disse ainda que foi convidado pelo Brasil e pela Turquia a participar da intermediação, mas disse que não pôde ir a Teerã. "Os dois me convidaram inclusive para revisar alguns detalhes técnicos. Tentamos colaborar de alguma forma. Foi um grande logro da diplomacia sul-americana e, pessoalmente de Lula", disse Chávez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página