Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 13h27

Hillary Clinton visitará o Equador em junho

Publicidade

DA ANSA, EM QUITO

O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou hoje a visita que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, fará a seu país para analisar temas regionais e comerciais.

De acordo com a imprensa local, o mandatário explicou que a viagem da funcionária foi acordada através do secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela.

"Arturo Valenzuela me ligou há alguns dias e disse que Hillary quer visitar o Equador. Falei a ele que é bem-vinda", relatou Correa ao retornar da Argentina, onde participou dos festejos em comemoração ao Bicentenário da Independência do país.

Está previsto que a secretária de Estado faça a visita no início de junho, como parte de um giro pela América Latina em coincidência à 40ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), marcada para ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Peru.

No início de 2010, Hillary aceitou conversar sobre segurança e defesa com a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) por meio de uma carta enviada a Correa -- que ocupa o cargo de presidente temporário do bloco.

A presença militar norte-americana em sete bases colombianas -- conforme acertado em um acordo firmado entre as duas nações -- gerou preocupação nos demais países da região, que desde agosto tentam estabelecer um diálogo direto sobre segurança com o presidente norte-americano, Barack Obama.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página