Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 15h44

Obama convida premiê de Israel para visita à Casa Branca

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERUSALÉM
DE SÃO PAULO

O presidente Barack Obama convidou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, para ir à Casa Branca na próxima terça-feira (1º), informou nesta terça-feira o porta-voz do governo israelense.

O convite pessoal de Obama foi entregue ao chefe do governo israelense pelo secretário geral da Casa Branca, Rham Emanuel, que se encontra visitando Israel.

'Obama convidou o premiê para visitá-lo na Casa Branca em 1º de junho, e o premiê aceitou seu convite amistoso', declarou o porta-voz de Netanyahu, Mark Regev.

Emanuel está em Israel para uma visita familiar privada, e deve se reunir nesta quinta-feira com o presidente israelense, Shimon Peres.

O convite de Obama é interpretado como uma tentativa de apaziguar as relações entre os ambos países, que recentemente vivenciaram uma crise de confiança provocada pelo anúncio israelense sobre a construção de novos assentamentos em Jerusalém Oriental

A crise teve início em março desse ano, quando Israel anunciou --durante a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, a Israel-- a construção de 1.600 novas casas na região.

A decisão desagradou Washington e ameaçou causar um incidente diplomático. Além das críticas do próprio Biden, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, telefonou a Netanyahu na ocasião e disse que a medida é "negativa" para a relação com os EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página