Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2010 - 15h25

Observadores internacionais chegam à Colômbia para monitorar eleições

Publicidade

DA ANSA

Os observadores internacionais que acompanharão as eleições presidenciais colombianas, marcadas para o próximo domingo (30), iniciam hoje uma série de atividades em Bogotá, organizadas pela Registradoria Nacional do país.

De acordo com esse órgão, a Missão de Observação Técnica Internacional é composta por mais de 50 pessoas de cerca de 20 nacionalidades.

Além de visitar diversos postos de votação no dia do pleito, eles também acompanharão a apuração, que deve ser concluída já na segunda-feira (31).

O objetivo dos observadores é "analisar o processo de votação e os resultados divulgados" para, assim, "contribuir com a transparência do processo eleitoral".

Além dessa missão, também devem visitar a Colômbia durante o pleito alguns representantes das Nações Unidas, da Comunidade Europeia e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Hoje, o titular da Registradoria Nacional, Carlos Ariel Sánchez, admitiu que ainda existem "máfias eleitorais" na Colômbia, que tentarão fraudar o pleito.

"Sim, existem problemas, mas sem dúvidas, parte desses problemas foram diagnosticados e estão sendo solucionados", indicou.

Ainda segundo Sánchez, os principais obstáculos para o bom andamento do processo eleitoral são "a manipulação de atas, a substituição de jurados sem que se saiba com exatidão quais são culpados".

Cerca de 30 milhões de colombianos estão aptos a participar das eleições presidenciais de domingo, nas quais serão eleitos o próximo presidente e vice-presidente do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página