Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2010 - 19h41

Conservadores levam último distrito em eleição no Reino Unido

Publicidade

DA REUTERS

O Partido Conservador britânico alcançou nesta sexta-feira uma confortável vitória no distrito eleitoral de Thirsk e Malton, o único dos 650 do Reino Unido que havia adiado a eleição, realizada nacionalmente em 6 de maio. O Partido Liberal-Democrata ficou em segundo.

O pleito, cuja dada teve de ser mudada após a morte de um dos concorrentes, foi o primeiro no qual candidatos conservadores e liberais-democratas disputaram o mesmo cargo desde que se uniram para formar o primeiro governo de coalizão no Reino Unido no pós-guerra.

A candidata conservadora, Anne McIntosh, venceu no distrito --criado recentemente-- com 20.167 votos.

Os liberais-democratas, em segundo, receberam 8.886 votos, jogando o Partido Trabalhista --que governou o país de 1997 até o último dia 11-- para terceiro, com 5.169 votos.

"É uma nova era política", disse McIntosh após o resultado ser anunciado, completando que encontrou "grande entusiasmo" dos eleitores com o novo governo de coalizão durante sua campanha. "Estou satisfeita por entrar para esse time."

Com o resultado desta sexta-feira, o Partido Conservador conquistou 307 das 650 cadeiras do Parlamento. Os trabalhistas ficaram com 258, e os liberais-democratas garantiram 57 assentos.

A coalizão tem feito um grande esforço para atuar em uma frente unida, temerosa de que as diferenças políticas prejudiquem a nova aliança. Ao contrário da Europa continental, governos de coalizão não são comuns no Reino Unido.

As lideranças conservadora e liberal-democrata já refutaram preocupações a respeito de um referendo sobre mudanças no sistema eleitoral do país --uma bandeira dos liberais-democratas, mas à qual os conservadores se opõem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página