Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2010 - 19h16

Obama e governadora do Arizona discutem polêmica lei anti-imigração

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente americano, Barack Obama, e a governadora do Arizona, Jan Brewer, se reuniram por cerca de meia hora nesta quinta-feira para discutir imigração, mas houve poucos sinais de que os dois resolveram as diferenças que têm sobre o assunto.

A republicana Brewer assinou, em 23 de abril, uma polêmica lei que torna crime estar como imigrante ilegal no Arizona. Na época, Obama publicamente chamou a lei de 'mal encaminhada' e disse que seu governo poderia entrar na justiça contra a medida.

Críticos alegaram que a medida --que entra em vigor em 29 de julho-- dá margens à discriminação racial. O presidente do México, Felipe Calderón, criticou duramente a decisão durante visita a Washington no mês passado, dizendo que poderia expor trabalhadores hispano-americanos à discriminação.

Brewer disse que ela e Obama concordaram em trabalhar juntos no assunto, mas insistiu que a segurança da fronteira deveria ser uma prioridade maior que a reforma migratória federal apoiada pelo presidente democrata.

"Estou motivada que vai haver um diálogo muito melhor agora", disse Brewer a jornalistas após o encontro com Obama na Casa Branca. Ela disse que o presidente prometeu enviar uma equipe ao Arizona dentro das próximas semanas para tratar do tema.

Brewer disse que ela e o presidente discutiram a vontade de Obama para uma completa reforma migratória nacional, mas que ela considera como grande prioridade a defesa da fronteira. Ela disse querer começar a construir uma cerca na fronteira no próximo mês.

Em busca de apoio dos republicanos para uma reforma migratória, a Casa Branca anunciou, na semana passada, o envio de US$ 500 milhões para segurança e de 1.200 homens da Guarda Nacional para proteger a fronteira com o México.

Brewer disse que Obama "avaliou" a possibilidade de um processo no encontro "muito cordial" porque ele deve deixar o assunto a cargo do Departamento de Justiça.

A Casa Branca classificou o encontro como "bom". O porta-voz Robert Gibbs defendeu que Obama acredita na possibilidade de proteger a fronteira e votar uma reforma migratória ao mesmo tempo.

Do lado de fora da Casa Branca, dezenas de manifestantes protestavam contra a visita da governadora.

Arizona

O Arizona é o principal corredor de entrada de imigrantes ilegais do México, além de porta de entrada do tráfico de drogas.

O Arizona tornou-se em 23 de abril o primeiro Estado americano a tornar a imigração ilegal um crime, num claro desafio ao governo de Barack Obama, que já tinha classificado a medida como "equivocada".

A governadora republicana Jan Brewer promulgou uma lei polêmica que criminaliza os imigrantes que estiverem no Estado sem documentos --medida que pode afetar quase meio milhão de imigrantes que vivem ilegalmente nesse Estado, na fronteira dos EUA com o México.

O Arizona não é um dos Estados americanos com a maior quantidade de ilegais no país, mas é a segunda jurisdição --atrás de Nevada-- com maior proporção de imigrantes ilegais em relação à população. Segundo cálculos oficiais, vivem ali 460 mil imigrantes sem documentos, a maioria de origem mexicana, para uma população de 6 milhões de habitantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página