Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 14h01

Correspondente mais antiga na Casa Branca se aposenta após polêmica

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A correspondente americana mais antiga a cobrir a Casa Branca, a jornalista Helen Thomas, 89, anunciou nesta segunda-feira (7) que está se aposentando, segundo relatos da rede CNN.

Helen, que cobre a Casa Branca há mais de 40 anos, ganhou o apelido de "primeira-dama da imprensa".

A decisão foi tomada dias após seu controverso comentário de que os judeus deviam "dar o fora da palestina" e que deveriam voltar para Alemanha, Polônia e EUA.

Charles Dharapak/AP
A correspondente Helen Thomas se aposenta após 40 anos cobrindo a Casa Branca
A correspondente Helen Thomas se aposenta após 40 anos cobrindo a Casa Branca

"Eu me arrependo profundamente do comentário que fiz na semana passada sobre os israelenses e palestinos", disse Helen, em uma declaração divulgada pela empresa de mídia Hearst Corporation, onde a jornalista trabalhava.

"Ele não reflete minha crença de que a paz virá para o Oriente Médio quando ambas as partes reconhecerem a necessidade de mútuo respeito e tolerância. Que este dia seja em breve", completou.

Anteriormente ao anúncio da jornalista, a diretoria da Associação de Correspondentes da Casa Branca, divulgou um comunicado classificando os comentários como "indefensáveis".

Também nesta segunda-feira, o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs criticou Helen dizendo "que os comentários foram ofensivos e repreensíveis. Eu acho que ela deveria e já se desculpou, pois esses comentários não refletem a opinião da maioria das pessoas que trabalham aqui e da atual administração".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página