Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2010 - 11h05

EUA dizem acreditar em progresso no Afeganistão em 2010

Publicidade

DA REUTERS

Apesar dos recentes ataques contra as forças ocidentais no Afeganistão, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, expressou confiança nesta quarta-feira de que haveria progresso suficiente na guerra para permitir que as forças afegãs assumam maior autoridade em partes do país ainda neste ano.

Gates antecipava um "verão difícil (no hemisfério norte)" de crescente violência durante o avanço das forças norte-americanas na província de Candahar e no sul.

Mas ele disse que o general Stanley McChrystal, alto comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão, estava "bastante confiante de que até o final do ano ele conseguirá apontar progresso suficiente que valide a estratégia e justifique a continuação deste trabalho".

Gates disse que a transição para maior controle afegão começaria em áreas onde a segurança tem melhorado e progresso tem sido feito em "governança civil -- a habilidade de gerar alguma medida de domínio de lei e serviços governamentais ao povo".

"O terreno precisa estar pronto em ambos os lados, civil e militar, para começar o processo de transição", disse ele a jornalistas em Londres. "Estou bastante confiante de que conseguiremos, de fato, iniciar o processo desta vez no próximo inverno (final de ano) em várias partes do Afeganistão."

Ainda nesta quarta-feira o Taleban derrubou um helicóptero da Otan (Aliança para o Tratado do Atlântico Norte), matando ao menos quatro soldados ocidentais.

Washington está enviando mais 30 mil tropas ao Afeganistão com o objetivo de começar uma transição de autoridades e uma gradual retirada em julho de 2011, se condições de segurança assim permitirem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página