Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2010 - 20h45

General McChrystal deve se aposentar, diz autoridade do Exército dos EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O general Stanley McChrystal, ex-comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão, informou o Exército americano que planeja se aposentar, disse uma autoridade nesta segunda-feira.

Já era altamente esperado que McChrystal, 55, decidisse se aposentar após a polêmica da semana passada, que resultou em sua destituição.

Denis Sinyakov/Reuters - 07.jun.10
Comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão, Stanley McChrystal falou à revista Rolling Stone
Comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão, Stanley McChrystal falou à revista Rolling Stone

Obama afastou o general McChrystal do cargo após o militar ter criticado o Executivo americano em entrevista polêmica à revista Rolling Stone. McChrytal chegou a pedir desculpas públicas pelas afirmações, mas foi substituído por Petraeus, que assume agora a responsabilidade de liderar as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e dos EUA no Afeganistão, num dos piores momentos desde o início da guerra.

"McChrystal informou ao Exército hoje que pretende se aposentar", disse um porta-voz do Exército. O general ainda precisa oficializar o pedido, então não está certo quando começa a valer sua aposentadoria.

Após aceitar a renúncia do general Stanley McChrystal do cargo de comandante das tropas Estados Unidos no Afeganistão e substitui-lo por David Petraeus, chefe do Comando Central dos EUA, o presidente americano, Barack Obama, disse em discurso oficial da Casa Branca que não irá tolerar divisões dentro do Exército americano.

"Hoje aceitei a renúncia do general McChrystal como chefe das tropas dos EUA no Afeganistão. Lamento, mas tenho certeza de que é a melhor opção para nosso país. Aproveito para nomear David Petraeus como o novo chefe de nossas tropas", disse Obama na quarta-feira (23).

De acordo com o presidente, a medida é necessária para manter a estratégia americana no país. "Agora é hora de todos se unirem. Não posso tolerar divisões (...), precisamos nos lembrar do que se trata [o conflito], nossa nação está em guerra. Vamos quebrar o poder do Taleban e incentivar o Afeganistão e o Paquistão a fazer o mesmo", acrescentou.

No discurso, o presidente disse ainda que, apesar da decisão "continua a admirar" McChrystal. "Nos últimos 9 anos, com os EUA lutando guerras no Iraque e no Afeganistão, ele ganhou nossa admiração como um dos melhores soldados dos EUA".

No entanto, segundo Obama, os comentários "não deveriam ter sido publicados". "Tenho uma responsabilidade pelos militares que servem nesta missão vital. Devo manter o rigor de um código de conduta, tanto para novos integrantes como para o general que comanda todos".

A última vez que Washington enfrentou um contratempo tão significativo entre um presidente e um comandante durante uma operação de guerra ocorreu quando Harry Truman demitiu o general Douglas MacArthur há mais de 50 anos, em decorrência de críticas na estratégia da guerra da Coreia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página