Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 08h58

No Reino Unido, padre que assumiu ser gay é impedido de ser bispo anglicano

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

Apesar de ser considerada mais progressista, a Igreja Anglicana do Reino Unido impediu que o padre Jeffrey John -- indicado para o posto de bispo de Southwark, em Londres -- pudesse se tornar o chefe da diocese em questão.

Segundo os jornais britânicos "The Times" e "Telegraph", John tinha o apoio dos membros da diocese, e em função de sua popularidade era um dos mais fortes candidatos ao cargo.

No entanto, um comitê de seleção, que incluía o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams -- que lidera os 77 milhões de anglicanos no mundo -- rejeitou o pedido de consagração para John.

Atualmente reitor da Universidade de St. Albans, o padre é abertamente homossexual e, em 2006, assinou uma união civil, embora viva em celibato.

Os tradicionalistas advertiram anteriormente que sua nomeação poderia prejudicar a Igreja Anglicana, e de acordo com a imprensa local os temores de que tal ordenação polêmica pudessem aumentar tensões no clero levaram Williams a vetar o nome de John para o cargo de bispo de Southwark.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página