Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2010 - 08h29

China apreende 76 toneladas de leite contaminado com melamina

Publicidade

DE SÃO PAULO

Autoridades de segurança alimentar chinesa apreenderam cerca de 76 toneladas de produtos lácteos contaminados com melamina, em uma fábrica da Província de Qinghai, no oeste do país. A apreensão acontece quase dois anos depois do escândalo da melamina no leite, que matou ao menos seis bebês e afetou outras 300 mil crianças em toda a China.

O organismo de controle de qualidade da Província de Gansu, vizinha de Qinghai, descobriu que o leite e derivados produzidos pela fábrica continham excesso de melamina --um composto plástico tóxico, utilizado em móveis e resinas, que é empregado ilegalmente no leite para simular níveis elevados de proteínas.

O organismo assegurou que os testes de controle realizados nos produtos mostraram até 500 vezes o nível máximo permitido de melamina --2,5 miligramas por quilo.

O uso da substância por 20 das principais empresas lácteas chinesas, entre elas uma das mais prestigiosas, a Sanlu Group, provocou a morte de seis bebês e gerou um dos maiores alarmes sanitários no país nos últimos anos. Para tentar conter os danos, o governo chinês condenou vários dos executivos das empresas envolvidas.

O caso levou a OMS (Organização Mundial da Saúde) a estabelecer limites internacionais de melamina em alimentos líquidos e sólidos, entre 1 e 2,5 miligramas por quilo, respectivamente.

COM EFE, EM PEQUIM (CHINA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página