Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2010 - 17h00

Legionários de Cristo dizem acolher nomeação de delegado pontifício

Publicidade

DA ANSA

A congregação dos Legionários de Cristo disse nesta sexta-feira que acolhe com "plena disponibilidade" o arcebispo italiano Velasio De Paolis, designado pelo papa Bento 16 como delegado pontifício para gerenciar a ordem, afetada por denúncias de pedofilia.

Em uma nota, os Legionários reiteraram sua "viva gratidão" ao líder máximo da Igreja Católica "pela solicitude paternal" direcionada à entidade --criada em 1941 e reconhecida pelo Vaticano em 1983, atualmente presente em 19 países e em quatro continentes.

O comunicado foi difundido no site da ordem, abalada por denúncias de abusos sexuais contra seminaristas que teriam sido cometidos por seu fundador, o sacerdote mexicano Marcial Maciel, falecido em janeiro de 2008, aos 87 anos.

Além das acusações, o religioso foi denunciado por utilizar identidades falsas para manter relações com diversas mulheres, com as quais teve três filhos, que também relataram terem sido molestados pelo próprio pai.

Após meses de investigação, Bento 16 anunciou uma série de medidas para restaurar "a credibilidade" e "a confiança" da população na ordem. Em maio, o Vaticano reconheceu publicamente que Maciel viveu sem escrúpulos ou sentimento religioso.

Os Legionários de Cristo ressaltaram a "ampla experiência e provada competência" de De Paolis na Congregação dos Missionários de São Carlos "e na docência universitária a serviço da Santa Sé".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página